Resenha Opinativa: O Diário de Anne Frank

 
5/5

Esse livro é realmente incrível, uma coisa é você estudar sobre a Segunda Grande Guerra em aulas de História e outra é você esta dentro dela, é isso que acontece quando você começa a ler o Diário de Anne Frank, simplesmente entramos dentro do contexto, sentimos junto com a personagem todo o sofrimento, angústia e o anseio para a liberdade.

Anne era uma menina como todas nós, tendo um sonho de ser alguém importante, tem as neuras nas descobertas em começar ser uma mulher, se apaixonar por uma pessoa e sentir esse amor  arder, dominar, por todo o corpo.

Outro fato importante, Anne nos deixa informados de tudo o que está acontecendo naquele momento, todas as atualizações da guerra, ouvindo no rádio que contia no escritório onde ficava no anexo, o que nos faz ter a sensação de acompanhar o momento real.

Era realmente inacreditável , a forma na qual eles viviam, horários e limites para tudo. Em momentos não podia inclusive andar pelo anexo, fazer as necessidades, pois qualquer barulho já era uma chance a mais de ser descobertos.

Comida limitada, água, condições de higiene. Começar a morar com pessoas que nem são de sua família. Fora os conflitos que aconteciam entre eles, relações de amizade, de filha e mãe, filha e pai, irmã e irmã.

Mais uma vez fico perplexa do que a humanidade é capaz, é algo realmente insano, problemático. Indignação é realmente muito pouco. Somos capazes de tanto, e não usamos isso para o bem. Como? Por quê? 

O pior é que ainda vemos grupos sociais discriminando outros. Julgamentos por raça, padrão estético, gênero e sexualidade são alguns exemplos.

Essa leitura é um pouco pesada, pois sabemos que tudo que foi relatado ocorreu e ao extremo. Sabemos que todos no anexo morreram, com exceção de Otto Frank, pai de Anne que publicou o Diário da garota.

Um dos sonhos de Anne era de querer ser lembrada após a morte, queria ser escritora, que sua força inspirasse as pessoas. Ao menos isso aconteceu. Anne para mim é uma inspiração. Motivação. Apesar dos apesares, estava ali, lutando para Viver.
Quem não leu, leia. SÉRIO.

É  um daqueles livros que ao terminar a leitura a história permanece na sua mente. É marcante. Pra ser real, li este livro á uns dois anos atrás, e ainda sim tenho detalhes guardados,e estou marcando uma releitura.

Enfim. Faça o bem. Aproveite sua vida, respeito o próximo.

“Não consigo me imaginar vivendo como mamãe, a Sr. Van Daan e todas as mulheres que fazem seu trabalho e depois são esquecidas. Preciso ter alguma coisa além de um marido e de filhos aos quais me dedicar! Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a maioria das pessoas. Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheci. Quero continuar vivendo após a morte! E é por isso que agradeço tanto a Deus por ter me dado esse dom, que posso usar para me desenvolver e para expressar tudo o que existe dentro de mim!”



“... vou fazer com que minha voz seja ouvida, vou para o mundo e trabalharei em prol da humanidade!
 Agora sei que primeiro é preciso coragem e felicidade!”
“Qual o sentido da guerra? Por que, por que as pessoas não podem viver juntas em paz? Por que toda essa destruição?”


“Trabalho, coragem, esperança...amar.

Faça-me boa, e me ajude a enfrentar!”
                                                                                                   
 -Anne Frank "




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos

Era só me esforçar mais, mais e mais.

Afinal, era uma água tão poluída.